quinta-feira | 23.01 | 9:47 PM

Itaparica celebra 193 anos de história e cultura

Itaparica celebra 193 anos de história e cultura
0Comentário(s)

Redação

Localizada na Baía de Todos os Santos, uma das regiões turísticas mais procuradas da Bahia, a cidade de Itaparica completa 193 anos de emancipação política na última sexta-feira, 25 de outubro. Para celebrar essa data especial, o Município contou com uma programação diversificada.

A celebração começou às 7h30 da manhã com uma missa de agradecimento na Igreja da Matriz do Santíssimo Sacramento, no Centro Histórico da Cidade. Em seguida, na Praça Campo Formoso, às 8h30, aconteceu os desfiles das Escolas Municipais e fanfarras. No mesmo local, às 9h, ocorreu um ato cívico com hasteamento da bandeira.

Dando continuidade, a programação noturna contou com à apresentação inicial de Petty, que aqueceu o público para as grandes estrelas do swing baiano. Em seguida, a banda É O Tchan! inicia seu show e  Tonny Salles Parangolé deu continuidade às comemorações. Para finalizar, a festa entrou na madrugada de sábado com os artistas Cirilo Teclas, e Klessinha.

História

Com uma rica história que se entrelaça com a formação do Brasil, Itaparica é um destino que encanta por suas belezas naturais, praias paradisíacas, arquitetura colonial e cultura vibrante. A ilha foi um dos principais palcos da luta pela independência da Bahia e possui um patrimônio histórico de grande valor.

Com uma área atual de 121,373 Km² e com uma população estimada de 19.789 habitantes (IBGE, 2022), a cidade de Itaparica foi desmembrada do município de Salvador com o nome de “Denodada Vila de Itaparica” por um Decreto Imperial do dia 25 de outubro de 1831.

A ocupação portuguesa começou em 1509 com a chegada de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, que se casou com a índia Paraguaçu, batizada posteriormente por Catarina, filha do Cacique Taparica, no período em que a ilha era habitada pelos índios tupinambás.

No dia 7 de janeiro de 1823, no ano posterior ao grito de Independência por D. Pedro I no 7 de setembro, a população foi vitoriosa em uma batalha crucial na guerra da independência do Brasil na Bahia, impedindo a retomada da ilha pelo exército lusitano. O acontecimento é comemorado até hoje, através de cortejos onde se destaca a imagem de madeira do Caboclo Tupinambá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Itaparica)

Foto: Divulgação | PMI