sexta-feira | 19.07 | 8:30 AM

Vendas do varejo recuam 3,1% em agosto, aponta IBGE

0Comentário(s)

Foto: Alexandre Barros/IBGE

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (6) pelo IBGE, as vendas do comércio varejista recuaram 3,1% em agosto, na na comparação com o mês anterior, que registrou alta de 2,7%.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em agosto, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico composta, por exemplo, pelas grandes lojas de departamento.

Outras cinco atividades também recuaram no período. Entre elas estão combustíveis e lubrificantes e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explicou que hiper e supermercados, assim como combustíveis e lubrificantes, vêm sendo impactados pela escalada da inflação nos últimos meses, o que diminui o consumo das famílias e empresas.

Ainda na avaliação de Santos, o comércio teve que se reinventar por causa das restrições de funcionamento impostas pela pandemia de covid-19, e as plataformas digitais fizeram as vendas terem crescimentos expressivos. Com o retorno das atividades e as lojas oferecendo muitos descontos, os consumidores anteciparam suas compras e no mês de agosto, os gastos diminuíram e as vendas caíram.

No ano, o varejo acumula alta de 5,1% e nos últimos 12 meses, crescimento de 5,0%.

Com informações: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *